sábado, 21 de março de 2009

Desprezar a actividade mental?

A Porto Editora, na sua colecção Ciências da Educação – Século XXI,editou “Computadores, Ferramentas Cognitivas – Desenvolver o pensamento crítico nas escolas”, um livro de David H. Jonassen.
Como indica na apresentação, a principal contribuição do autor é “propor de forma organizada, sistemática e fundamentada em princípios sólidos de aprendizagem, uma visão muito clara, ainda que exigente para o uso das tecnologias na aprendizagem”.
Neste livro, equaciona-se o papel do computador, enquanto ferramenta que ajuda a pensar. Depois de uma breve introdução sobre o que é aprender a partir de, sobre e com computadores e sobre o que se entende por ferramentas cognitivas e o porquê do seu uso, o autor debruça-se com alguma profundidade sobre as principais ferramentas de organização semântica, de modelação dinâmica, de interpretação, de construção de conhecimento e de conversação, sempre referindo sobre o que são, como são usadas enquanto ferramentas cognitivas e também como são avaliadas enquanto tal. Finalmente, o livro termina com um capítulo sobre implicações destas ferramentas e como avaliar as aprendizagens com a sua ajuda.
Um livro para todos os educadores, especialmente para aqueles que são utilizadores frequentes das TIC com os seus alunos.

Para saber mais informações sobre o livro e o autor pode visitar a Amazon,
em www. amazon.co.uk.

Sem comentários:

Enviar um comentário