quinta-feira, 2 de abril de 2009

Bordalo-Tão actual...


No início do século XX, Rafael Bordalo Pinheiro conseguiu passar para o papel a verdadeira imagem da política que se fazia em Portugal. Ou seja, ele equiparou a política a uma enorme porca, onde apareciam muitos porquinhos a querer mamar. Passaram-se os tempos e a realidade continua a ser a mesma. A política continua a ser uma porca ainda maior, onde milhares de leitões querem mamar.

Se fizermos um estudo político de quem foram os políticos que estiveram no governo, na Assembleia da República, nas secreterias de estado, nos ministérios ou nas Câmaras Municipais, percebemos que foram sempre os mesmos. Alguns deles parece que têm um lugar cativo no Palácio de São Bento.

Quando terminam as funções no Governo ou na Assembleia da República, saltam rapidamente para altos cargos em empresas onde o Estado é o maior accionista. É só perceber e ver quem são os administradores da Caixa Geral de Depósitos, Galp e tantas outras empresas.

E enquanto esta situação não mudar, jamais conseguiremos deixar de relacionar a política com a porca retratada por Rafel Bordalo Pinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário